Como fazer uma reclamação no site dos Correios

Posted by Gabriela Zago on March 19, 2013 in querido diário, Uncategorized |

O caso: ultimamente, ao comprar livros na Amazon, eles são remetidos ao Brasil através de um serviço chamado i-parcel. Ao chegar no Brasil, o pacote é postado novamente na modalidade PAC, com um endereço de remetente de caixa postal no Rio de Janeiro. Depois de uns dias, ele deveria ser entregue na casa do destinatário. Só que até agora não recebi efetivamente nenhum pacote.

A novela: Em outubro do ano passado, o sistema dos Correios lançou tentativas de entregas falsas (prédio com portaria 24 horas, toda correspondência passa pela portaria; carteiro se fez de pastel e entregou as demais correspondências normalmente), não trouxe aviso de tentativa de entrega com destinatário ausente (o que deveria ser feito nesses casos) e tive que me virar para conseguir com a i-parcel o tracking do pacote no Brasil, para então poder recuperar o pacote direto na agência local:

Screen Shot 2013-03-19 at 6.13.56 PM

No começo de março, aconteceu a mesma coisa com outro livro. Quando fui buscar, comentei para o rapaz da agência que nenhum pacote meu chegava, e só tinha avisos de tentativas de entregas falsas. O próprio rapaz sugeriu: “entra no site dos Correios e faz uma reclamação contra o CEE Centro, talvez ajude”.

No mesmo dia, cheguei em casa, entrei no site dos Correios, localizei o formulário de reclamação, e enviei. Como as opções eram bem binárias – objeto com destino ou origem nacional, ou objeto com destino ou origem internacional – acabei optando pelo campo “outros” (já que de fato o objeto vem do exterior, mas, no Brasil, recebe um novo código de rastreio). Expliquei a situação na reclamação, coloquei o link de rastreio dos casos recentes (de outubro e de março) e perguntei como fazer uma reclamação contra o CEE Centro de Porto Alegre. O site me deu um protocolo e disse que em até 5 dias úteis viria uma resposta. Nesse meio tempo, outro pacote apareceu com tentativa de entrega fantasma:

Screen Shot 2013-03-19 at 6.13.18 PM

5 dias úteis, e com um terceiro pacote ingressante no ciclo de tentativas de entregas falsas, recebi a seguinte resposta para minha reclamação:

Screen Shot 2013-03-19 at 6.04.14 PM

Ao seguir o caminho indicado, notei que o sistema pedia todos os dados possíveis e imagináveis do remetente do pacote. Como não sabia quem indicar como remetente (se Amazon ou i-parcel no Brasil) e muito menos dispunha dos dados detalhados (CNPJ, CEP, telefone, fax, e-mail), expliquei a situação e perguntei como proceder. Recebi a seguinte resposta:

Screen Shot 2013-03-19 at 6.05.52 PM

Expliquei novamente que a reclamação não estava vinculada a um pacote específico e dizia respeito à situação geral e repetitiva de não ter pacotes entregues. Inclusive mencionei a situação do pacote em andamento, o qual ainda não foi entregue e já possui tentativa de entrega fantasma. Perguntei se haveria como fazer uma reclamação genérica sobre a falta de entrega de encomendas PAC pelo CEE Centro.

A resposta recebida foi a seguinte:

Screen Shot 2013-03-19 at 6.07.31 PM

Expliquei que era um pedido com origem internacional, mas que recebia um novo código de rastreio no Brasil, e que o sistema de reclamação dos Correios não me permitia colocar os dados da Amazon e incluir o código de um PAC, e que eu não dispunha dos dados da i-parcel no Brasil para colocá-la com remetente. Na resposta, além da insistência em se preencher um pedido de informação sobre cada pacote, veio a seguinte informação:

“Informamos que somente com o Pedido de Informação é possível verificar o que ocorreu com o objeto em questão. Sugerimos entrar em contato com o remetente e verificar a possibilidade dele preencher o Pedido ou passar as informações necessárias para o preenchimento do mesmo.”

Desde então, preenchi um formulário de Pedido de Informação com meus dados como remetente e destinatário, e preenchi um formulário de “Dúvidas” perguntando como reclamar nessa situação. Ambos estão aguardando o prazo de 5 dias úteis para resposta. Só falta fazer uma reclamação sobre a impossibilidade de fazer reclamação pelo site dos Correios, mas ainda não descobri como fazer isso. Se alguém souber o segredo de como fazer uma reclamação pelo site dos Correios e puder informar nos comentários abaixo, agradeço.

7 Comments

  • Rapha says:

    Realmente Gabriela, os correios estão uma precariedade horrivel. Estou abrindo uma empresa e fiz diversas compras, tenho 12 objetos nos correios PARADOS, e ate agora já passou do prazo e não foram entregues. Infelizmente orgãos publicos no Brasil são assim mesmo, depois muita gente reclama de privatização, mas infelizmente a coisa só funciona melhor assim aqui no Brasil. Lembro do caso que aconteceu a alguns meses atras que os correios entraram com uma ação contra a transportadora DHL que possuía os diretos de enviar os passaportes da embaixada americana ate as residencias das pessoas que conseguiram, é uma vergonha isso, eles processando uma empresa seria, só porque eles querem ter este direito, mas como? Uma empresa que não leva a serio o trabalho, vivem perdendo documentos, não entrega as correspondências a tempo, não tem um serviço de rastreamento eficiente, e entregar um documento importante e sério desse? Depois chega final do ano eles querem fazer greve como todo ano eles fazem por melhores salários…

  • Sadi Perini says:

    Bom Dia!!

    Enviamos uma encomenda origem rio de janeiro para Salvador

    feito por sedex 10

    Dest. Valnei Batista Mota
    Estr. das Barreiras, 516……
    Bairro Cabula
    Salvador – Ba
    CEP.41195000
    Dia 27/03/2013

    acompanhei toda a entrega rastreando, dia 28/03 as 09:50 correio me informa que está entregue ok!!

    SX111953969BR – Histórico do Objeto
    O horário não indica quando a situação ocorreu, mas sim quando os dados foram recebidos pelo sistema, exceto no caso do SEDEX 10 e do SEDEX Hoje, em que ele representa o horário real da entrega.

    Data Local Situação
    28/03/2013 09:50 CEE SALVADOR – SALVADOR/BA Entrega Efetuada
    28/03/2013 09:06 CEE SALVADOR – SALVADOR/BA Saiu para entrega
    27/03/2013 22:26 CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Em trânsito para CEE SALVADOR – SALVADOR/BA
    27/03/2013 18:19 AC GENERAL OSORIO – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Em trânsito para CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ
    27/03/2013 14:05 AC GENERAL OSORIO – RIO DE JANEIRO/RJ Postado

    Estrada das bareiras 516 bairo cabula- SALVADOR CEP…41. 195-000

    Mais hoje dia 16/04/2013 o Cliente me informa que ainda está aguardando .. o correio me diz que está entregue como Pode isso ???????

    • jonas says:

      ja me aconteceu muito isso, eles dizem que esta entregue, porem quando voce vai as agencias para saber quem assinou o recebimento eles dizem que não podem informar, so entrando ekm contato com a central, apos a reclamação formal as mercadorias misteriosamente reapareceram e foram entragues, me parece que a logica deles é a seguinte, se ninguem reclamar é mais um pacote que fica para eles.

  • esotou indgnado pois a mercadoria que foi enviado para min via sedex , ate a presente data 18/04/2013 nao chegou e sera que a progaganda do correio de receber um sedex nacional com sedex 10 leva 10 semana para ser entregue. como foi postado dia 15/03/2013 conf. anexo abaixo e ate 18/0/2013 nao veio ou sera que é so propaganda enganoso.

    15/03/2013 17:01
    AGF JARDIM SATELITE – SAO JOSE DOS CAMPOS/SP
    Postado

    Data
    Local
    Situação

    02/04/2013 11:49
    CEE MACAPA – MACAPA/AP
    Encaminhado

    Em trânsito para CTCE BELEM – BELEM/PA

    02/04/2013 11:49
    CEE MACAPA – MACAPA/AP
    Mal encaminhado

    Em tratamento, aguarde.

    02/04/2013 11:26
    CEE MACAPA – MACAPA/AP
    Conferido

    01/04/2013 09:01
    CTCE BELEM – BELEM/PA
    Não localizado no fluxo postal

    Por favor, entre em contato conosco clicando aqui.

    18/03/2013 09:03
    CTE SAO JOSE DOS CAMPOS – SAO JOSE DOS CAMPOS/SP
    Encaminhado

    Encaminhado para CTCE BELEM – BELEM/PA

    15/03/2013 18:45
    AGF JARDIM SATELITE – SAO JOSE DOS CAMPOS/SP
    Encaminhado

    Em trânsito para CTE SAO JOSE DOS CAMPOS – SAO JOSE DOS CAMPOS/SP

    15/03/2013 17:01
    AGF JARDIM SATELITE – SAO JOSE DOS CAMPOS/SP
    Postado

  • Amanda says:

    Pois então, estou na mesma situação. Comprei um troço do eBay, origem Índia. Até dá pra pedir as informações pros Correios, mas meu medo é que o PI deles esteja programado APENAS para encomendas nacionais (origem E destino)…

    Talvez o jeito seja ligar para aquele 3003? E dizer que não é possível obter a informação, tendo em vista que não se trata de uma pessoa física, e sim jurídica, com um milhão de filiais pelo mundo, sem termos certeza de qual das filiais foi a que efetivamente enviou o pacote – AFINAL A INFORMAÇÃO ESTARIA NO PACOTE, OI??

    E mandar os Correios tomarem vergonha na cara com esse formulário ridículo.

  • Mario says:

    Tentem na ouvidoria dos correios:

    ouvidoria@correios.com.br

    ou encham a presidência de reclamações:

    presidencia@correios.com.br

    Se nada funcionar, enviem reclamação para o Estado de São Paulo, que será divulgada no jornal:

    spreclama.estado@grupoestado.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2005-2014 ius communicatio All rights reserved.
Desk Mess Mirrored v1.8.3 theme from BuyNowShop.com.

Switch to our mobile site